quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pastoral de 06/12/2009

Vela Acesa!

Primeiro Domingo de Advento - Acenda a vela!

Leitura Bíblica: Lucas 12:35-37

“Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias.” (Lc 12:35)


Uma vela ainda não é uma luz. Ela pode transformar-se numa luz. Só falta o fogo para acendê-la. Assim também é com o ser humano. Existem muitas “velas” e poucas “luzes”. Os que são somente “vela”, são os que tiveram uma educação cristã, têm interesses religiosos, lêem livros cristãos, freqüentam reuniões cristãs e cantam hinos evangélicos. Está tudo aí, mas falta a luz. Somente o fogo do amor, o fogo do Espírito Santo é que transforma a “vela” numa luz e a faz arder em fé. A maior e mais bela vela não serve para nada na escuridão. Mas a luz, por menor que seja, espalha claridade e calor. Nada contra uma educação cristã. Isso é bom, claro. Mas o mais importante é o relacionamento pessoal com o Senhor Jesus através da fé. Só então nossa “vela” torna-se uma luz que brilha, que queima. Esta também pode acender outras e assim passar a luz adiante. É isso que o Senhor Jesus quer ensinar-nos por meio destes versículos. Vivemos num mundo escuro. Há muitas velas, é verdade. Mas falta o fogo. Falta aquilo que realmente faz a diferença. Faltam pessoas que deixem Jesus ter lugar em suas vidas. Ele quer acender a luz da fé, do amor, da esperança, do servir. Isso acontece onde pessoas o recebam como seu Salvador e Senhor em suas vidas. É o que a Bíblia chama de conversão. Isso é mais do que religiosidade. É um relacionamento pessoal com Jesus. É mais do que recitar alguns versículos bíblicos ou cantar algumas canções cristãs. É saber: agora a minha vida pertence a Jesus e eu sou salvo pela sua graça. Então o fogo do Espírito Santo fará de nós “velas” acesas que testemunhas da salvação, que falam de Jesus e que querem levar outros a conhecer o Salvador. E, contagiados por este fogo do amor de Cristo, podemos brilhar e clarear outras vidas ao nosso redor.

De nada vale uma vela sem luz. O que é você: vela ou luz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário