domingo, 20 de dezembro de 2009

Pastoral de 20/12/2009

4º Domingo do Advento

Estamos no 4º Domingo de Advento: tempo que Deus nos dispõe para nos prepararmos para a vinda do Deus menino; tempo de relembrarmos a ação graciosa de Deus em nossas vidas; tempo de espera, alegria e disposição para percebermos e colocarmos sinais do Deus presente entre nós.
Temos ainda uma semana para o dia de Natal. Imagino que nestes dias temos muitos afazeres: é tempo de limpar nossa casa e deixá-la bonita para o dia de Natal; é tempo de ensaio dos teatros de Natal e de encerramento dos trabalhos de grupos nas comunidades; é tempo de confraternização com amigos e colegas de escola e trabalho; é tempo de 13º salário; é tempo...
Neste domingo que antecede o Natal, a história de Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo: através de um “SIM” incondicional aos planos de Deus. É preciso que através de nossos “sins”, da nossa disponibilidade e entrega, Jesus possa vir ao mundo e oferecer às pessoas – de maneira especial aos pobres, humildes, infelizes, desesperançados – a salvação e a vida de Deus.
Será que o motivo da nossa correria e cansaço não é justamente porque não correspondemos aos planos de vida que Deus tem nos preparado?
Precisamos sempre de novo nos dar conta dos instrumentos que Deus usa para realizar seus planos: Maria era uma jovem mulher de uma pequenina aldeia cheia de pessoas pagãs de onde “não podia vir nada de bom”. Deus age através de homens e mulheres, independente de suas qualidades humanas. Deus age através de você!
Separe este momento para glorificar a Deus pois ele te ama e tem um plano na sua vida, assim como ele teve na vida de Maria e José. E que neste tempo, possamos colocar em prática os sinais de Deus em nossas vidas.

Com carinho, Pastora Édina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário